17/08/2009

Para as Noivas...


Como os primeiros artigos dos dois outros blogs tratam do vestido de noiva peço central da cerimónia para este não será diferente.
O vestido da noiva, como expliquei nas outros blogs, deve ser uma peça escolhida com tempo e muita dedicação. Porém e apesar de todas as tendências que possam existir, há certas coisas que uma noiva não pode evitar.

Comecemos pela cerimónia religiosa: “parece mal” em qualquer religião que seja uma noiva chegar ao local de culto com um vestido muito curto ou os ombros descobertos. Para isso deve ser usado o véu que por si só já significa a humildade; mas procure não exagerar no comprimento deste último. Ele deve ser humilde e de acordo com o seu estatuto social.

Hoje em dia todas as cores são autorizadas mas o branco continua a ser o mais usual. Mulheres que se casam pela segunda vez, que já vivem com seus maridos ou até grávidas casam-se de branco. Na minha opinião o branco deve ser reservado para as noivas “old-fashionned” e para as que se casam pela primeira vez. No resto dos casos procure usar um tom abaixo: champagne, beige, coral, etc.
No caso acima, dum vestido curto, reserve este para o casamento civil ou até para usá-lo depois durante a festa.
O vestido de noiva exige muita elegância.
Um casamento que acontece durante o dia pede leveza: elimine das suas hipóteses vestidos com brilho (a Musselina, Organza, shantung e o jacquard de seda são mais adequados) ou cores fortes (escolha o branco, o off-white, no máximo o pérola). As grinaldas e as tiaras com flores naturais funcionam super-bem para esse horário.

Um casamento à tarde tem muito romantismo devido ao por do sol, é neste horário que a maior parte das cerimonias acontecem. Nos modelos que vai usar neste horário, continue a escolher tecidos sem brilhos pois apesar de a festa continuar pela a noite a fora, a cerimónia em si, acontece de tarde. Opte portanto por detalhes como as fitas de cetim (brilhantes mas pequenas), nos volumes com drapeados, pérolas. Também pode escolher pedrarias e cristais em detalhes pequeno que lhe darão um glamour sem igual. Mas evite decotes muito ousados. A partir deste horário não se esqueça de usar o véu.

Para uma cerimónia que acontece à noite, quase tudo é autorizado. Este é um casamento mais tradicional e ganha muito brilho. Tecidos podem ter brilho ou podem ser mais pesados assim como ter detalhes com pedras e cristais. Acessórios como tiaras ficarão muito bem, porém lembre-se sempre de evitar o excesso: “less is more”.